quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TRABALHANDO EM GRUPO

A Escola deve ser um lugar de apropriação crítica, criativa e sistematizada pelo povo do conhecimento empírico, teórico e técnico profissional, partindo do conhecimento de sua realidade. Os conteúdos do arsenal cultural universal devem ser objetos de estudo e discussões na sala de aula.
O incentido do professor em fazer com que os alunos trabalhem em grupo proporciona aos jovens e adultos a consciência de que o aprendizado não é uma construção individual, é um processo social que enfatiza a linguagem e o desenvolvimento cognitivo.  

A construção desse novo saber exige um trabalho cuidadoso, cujo ponto de partida não deve ser o que os alunos jovens e adultos não sabem, mas sim o que eles já conhecem. Os alunos ao lado participam das atividades em grupos e tenho observado que estão mais comunicativos, respeitam os colegas em suas opiniões, já posso verificar a mudança na forma de cada expressar-se.
Estímular os alunos a produzirem textos individuais e  coletivos contrubui na construção do conhecimento, estimula a criatividade, valorizando e resgatando sua cultura e facilitando a compreensão da sociedade letrada em que vivemos. A percepção da função social da escrita e de que ele é o agente do seu processo de aprendizagem ainda é um caminho longo a percorrer, pois sabemos que os adultos quando ultrapassam as barreiras que a vida lhes impõe e voltam à escola, trazem um modelo de escola, de professor e de relação com o universo letrado, construiram seus códigos e estratégias próprias para sobreviverem. 




Um comentário:

  1. legal professor sua iniciativa é bem bacana torço que de certo........

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