A Escola tem um papel fundamental em nossa vida, sobretudo nesta sociedade letrada, consumista e competitiva em que vivemos. A informação em tempo real é mais um fator tecnológico que nos coloca diante da necessidade de acompanhar a evolução e oferecer ferramentas e oportunidades para os educandos lidarem com as transformações do cotidiano. Nesta medida a escola tem um papel de:
- Contribuir para que os sujeitos participantes do processo educativo desenvolvam a capacidade de ler, estudar, refletir, pesquisar e intervir.
Em função do já vivido, têm modelos de mundo, estratégias de compreensão de fatos e de avaliação de valores densamente constituídos, de forma que novas incorporações devem promover compreensões mais amplas.
A educação de adultos não precisa ser pensada como um processo de recuperação de algo que tenha sido perdido ou que não aprendido no momento adequado.
Não precisa seguir os critérios e referenciais da educação regular de crianças e adolescentes.
O adulto não volta para a escola para aprender o que deveria ter aprendido quando criança e não aprendeu. Ele busca a escola para aprender conhecimentos importantes no momento atual
Os conteúdos disciplinares podem ser reorganizados em função do lugar social, político e histórico em que as pessoas se encontram.
“Dentro deste caráter ampliado, os termos ‘jovens e adultos’ indicam que, em todas as idades e em todas as épocas da vida, é possível se formar, se desenvolver e constituir conhecimentos, habilidades, competências e valores que transcendam os espaços formais da escolaridade e conduzam à realização de si e ao reconhecimento do outro como sujeito.”
Formação de Professores EJA - 2009 Professores: João Luiz Maximo
Antonio Gomes Jardim
O modelo de escola que melhor responde ao desafio da nova situação, aproveitando positivamente as suas potencialidades, tem as seguintes características:
é produtora de conhecimento;
tem alto grau de autonomia;
assume funções educativas mais amplas, por si mesma pela ligação com outras agências de caráter educativo;
Promove a dinamização cultural, social e eventualmente até econômica de seu entorno;
O processo de formação dos educandos é, em grande medida, determinado, tanto no plano coletivo como individual, por eles próprios.
(DI GIORGI, 2000)
Gostaria de poder atualizar este blog. As novas experiências da turma estão muito ricas e precisamos relatar isso!
ResponderExcluirSimone Frazão Botelho Guirelli
Que texto maravilhoso,com esse objetivo eu vou responder meu questionário porque achei muito importante este texto,ela explica de como é importante o papel da escola onde podemos adquiri novos conhecimento porque a escola é rica em grau de ensinamento .
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