segunda-feira, 9 de novembro de 2009
CONCEPÇÃO DE LEITURA
A LEITURA COMO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O TEXTO E O LEITOR:
O texto, estruturalmente incompleto, não pode abrir mão da contribuição do leitor.
Domínios de leitura
Identificação e recuperação de informação: habilidades que envolvem reconhecimento literal.
LER NAS LINHAS:
Compreensão e interpretação: habilidades que envolvem inferência e integração de segmentos do texto
LER ENTRE AS LINHAS:
Reflexão: habilidades que envolvem avaliação e julgamento
LER POR TRÁS DAS LINHAS:
GRAU DE AUTONOMIA DO LEITOR
Textos que vão ao encontro do horizonte de expectativas : LEITURA AUTÔNOMA
Textos que rompem o horizonte de expectativas: LEITURA COMPARTILHADA
O ENSINO DA LEITURA
ANTES da leitura
Levantar o conhecimento prévio do assunto tratado no texto.
Observar indicadores como título, capas, ilustração, sumário, autor, gênero etc.
Explicitar os conteúdos que imaginamos encontrar no texto a partir dos índices levantados.
Explicitar o objetivo da atividade de leitura.
DURANTE a leitura
Estimular a compreensão global do texto em contextos de leitura autônoma ou compartilhada.
Identificar a organização composicional do gênero a que pertence o texto.
Apreciar os recursos estilísticos selecionados pelo autor.
Estabelecer relações entre o texto e outros textos.
DEPOIS da leitura
Estimular paráfrases do texto lido.
Apreciar os recursos expressivos selecionados pelo autor.
Discutir a respeito dos valores e crenças veiculados no texto.
Ampliar as referências dos leitores estimulando a pesquisa de informações complementares, a leitura ou a produção de outros textos etc.
Formação de Professores EJA/2008 - Profª Maria José Nóbrega
Figura ao lado, é apenas um exemplo a ser utilizando pelo professor, com esta metodologia.
O texto, estruturalmente incompleto, não pode abrir mão da contribuição do leitor.
Domínios de leitura
Identificação e recuperação de informação: habilidades que envolvem reconhecimento literal.
LER NAS LINHAS:
Compreensão e interpretação: habilidades que envolvem inferência e integração de segmentos do texto
LER ENTRE AS LINHAS:
Reflexão: habilidades que envolvem avaliação e julgamento
LER POR TRÁS DAS LINHAS:
GRAU DE AUTONOMIA DO LEITOR
Textos que vão ao encontro do horizonte de expectativas : LEITURA AUTÔNOMA
Textos que rompem o horizonte de expectativas: LEITURA COMPARTILHADA
O ENSINO DA LEITURA
ANTES da leitura
Levantar o conhecimento prévio do assunto tratado no texto.
Observar indicadores como título, capas, ilustração, sumário, autor, gênero etc.
Explicitar os conteúdos que imaginamos encontrar no texto a partir dos índices levantados.
Explicitar o objetivo da atividade de leitura.
DURANTE a leitura
Estimular a compreensão global do texto em contextos de leitura autônoma ou compartilhada.
Identificar a organização composicional do gênero a que pertence o texto.
Apreciar os recursos estilísticos selecionados pelo autor.
Estabelecer relações entre o texto e outros textos.
DEPOIS da leitura
Estimular paráfrases do texto lido.
Apreciar os recursos expressivos selecionados pelo autor.
Discutir a respeito dos valores e crenças veiculados no texto.
Ampliar as referências dos leitores estimulando a pesquisa de informações complementares, a leitura ou a produção de outros textos etc.
Formação de Professores EJA/2008 - Profª Maria José Nóbrega
Figura ao lado, é apenas um exemplo a ser utilizando pelo professor, com esta metodologia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário