terça-feira, 10 de novembro de 2009

QUESTÕES DE ENSINO



Reflexões sobre o ensinar:
Como se dá a aprendizagem / aquisição do conhecimento?
Por que se busca trabalhar com o contexto / a realidade do Educando ?
É possível aprender com atividades “descontextualizadas”?
Que quer dizer alfabetizar-se?
O reconhecimento do princípio alfabético: sua importância no processo de alfabetização.

Pretendemos avançar nestas discussões, para melhor entendimento de como o aluno jovem e adulto aprende e a importância de um trabalho contextualizado com a realidade dos educando.

Nas fotos - alunos de Alfabetização PIQ 1 -2009



Os alunos da EJA, trazem para a escola, conhecimentos construídos a partir de suas experiências pessoais, profissionais e de seus valores culturais
É um conhecimento empírico que, na maioria das vezes, não abarca os conhecimentos científicos (ou trabalha com parte deles) e apresenta um limite no estabelecimento de relações abstratas.
Trazer a experiência para dentro da sala de aula dá significado ao conhecimento trabalhado
É preciso considerar que há diferenças entre os alunos que têm uma vivência maior de vida urbana, e, entre os mais velhos e os mais jovens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário